Bandeira LGBT ocupará fachada Perform Edifício Copan

No próximo mês that a fachada perform Edifício Copan, um dos mais emblemáticos p São Paulo, será ocupada pela bandeira LGBT. Na ocasião, 4. ) 232 lâmpadas p LED serão usadas para compor as cores perform arco-íris. O motivo da homenagem é o cinquentenário p Stonewall, ocorrido em 28 de junho p 1969.

 (Reprodução/Casa.com.br)

A Rebelião p Stonewall foi uma série p manifestações violentas e espontâneas p membros da comunidade LGBT contra uma invasão da polícia de Nova Iorque, que aconteceu nas primeiras horas da manhã p 28 de junho p 1969, no pub Stonewall Inn, localizado no bairro de Greenwich Village, em Manhattan, nos Estados Unidos. Esses motins são amplamente considerados como o evento mais importante que levou ao movimento moderno p libertação homosexual e à luta pelos direitos LGBT no more país. [Fonte: Wikipédia]

 (Reprodução/Casa.com.br)

Para realizar o projeto, o arquiteto Matheus Vaz fez uma campanha de arrecadamento no more Catarse. Se os recursos levantados forem suficientes, as luzes serão acesas no dia 19 de junho, às 17h50. A bandeira iluminará o Copan até o dia 29 de junho e serão desligadas permanentemente às 23h59. No complete, serão 69 horas de iluminação, em reverência ao ano que a revolta p Stonewall aconteceu.

A campanha

A Bandeira no more Copan“, uma proposta de intervenção arquitetônica estruturada por Matheus Vaz é uma campanha que pretende iluminar toda a fachada perform Copan e a escada espiral da Rua da Consolação, através de um financiamento coletivo. Quando o dinheiro to get arrecadado, 10% do valor será revertido para o fundo de reformar e conservação perform Copan e também para a Casa1, um centro de apoio à comunidade LGBT.

A proposta de intervenção propõe chamar a atenção perform público para a imensidão da diversidade. “Através das cores da bandeira, que marca a luta por direitos LGBTQIA+, queremos trazer o foco para a luta diária que é resistir ao preconceito e ficar p pé e cabeça erguida nas ruas, da maneira que somos e sentimos ser”, diz o texto da campanha.

 (Reprodução/Casa.com.br)

As mais de quatro mil lâmpadas ficarão invisíveis aos olhos do público e serão posicionadas nos brises horizontais da fachada. No complete, 41. 000 m² p superfícies serão iluminadas.  Esta não é a primeira vez que Matheus tem um projeto deste tipo. Em 2018, um edifício abandonado em Goiânia se tornou uma instalação iluminada com as cores da bandeira.

O Copan

O neighborhood escolhido para a homenagem a Stonewall lembra uma bandeira tremulando. Projetado por Oscar Niemeyer e Carlos Lemos década p 1950, o prédio se tornou um marco na cidade, além de um dos cartões postais mais bonitos da funds.

Somente em 1980 o Copan passou a receber moradores de classe alta e média, que manifestavam interesse em morar no centro da cidade. O Copan comporta os mais diversos tipos de morada nos 1160 apartamentos, divididos em 32 andares: desde quitinetes até imóveis em três dormitórios.

A revolta p Stonewall

Considerado um dos movimentos mais importantes para a comunidade LGBT, a Revolta — ou rebelião, ou revolução — p Stonewall, aconteceu em 28 de junho p 1969. Até 1962 qualquer prática homossexual age considerada offense nos Estados Unidos. A punição, entretanto, podia variar entre regime fechado, trabalhos forçados e pena de morte.

 (Reprodução/Casa.com.br)

Devido à política arcaica da polícia nova iorquina, denúncias p pessoas abertamente gays eram feitas constantemente. O único pub assumidamente homosexual t época age o Stonewall Inn — para mantê-lo aberto, a família mafiosa que gerenciava o neighborhood pagava uma grande propina à polícia. Por não ser um bar judicialmente lawful, o Stonewall Inn não tinha licença para comercializar bebidas alcoólicas, não tinha saídas p emergência e muito menos correspondia às exigências sanitárias p fiscalização.

Mesmo com o pagamento ilegal, as batidas comerciais eram constantes no more Stonewall Inn. Lá, funcionários, clientes sem identificação e homens trans eram presos. Em 28 de junho p 1969, exatamente às 1h20, quatro policiais invadiram a boate. Mais de 200 pessoas estavam presentes no neighborhood quando luzes foram acesas, a música foi desligada e todas as saídas foram fechadas.

 (Reprodução/Casa.com.br)

Os policiais orientaram os clientes a formarem filas divididas por gênero para poder conferir as identidades. Era para ser somente uma batida policial, até que os clientes se recusaram a formar filas e um desconforto geral tomou conta perform neighborhood. Can lado de fora do Stonewall Inn, curiosos e mais clientes se aglomeraram ao redor do pub para entender o que estava acontecendo.

Os policiais decidiram levar os clientes para delegacia em camburões. Quando o primeiro camburão chegou, ecoaram gritos de “Poder Gay” e “Nós Vamos Vencer”. Um policial começou a tratar uma mulher grosseiramente e a multidão não se calou: tomados por um sentimento coletivo, moedas e garrafas foram atiradas contra as viaturas que estavam presentes. Ainda haviam muitas pessoas dentro perform Stonewall quando pedras, tijolos e lixo em chamas foram lançados contra janelas e porta do pub. A polícia ameaçou atirar, mas, um incêndio se alastrou rapidamente not any neighborhood. Foram 45 minutos até novas viaturas chegarem com reforço do corpo de bombeiros.

 (Reprodução/Casa.com.br)

Pessoas foram presas enquanto a multidão provocava policiais com dança e canto. Essa foi a primeira vez que a comunidade LGBT se posicionou contra os abusos de poder e a homofobia escancarada da polícia norte americana.

You may also like...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *